top of page
Buscar

CÃO IDOSO: MUDANÇA DE COMPORTAMENTO!

  • Juliana Comin
  • 12 de ago. de 2015
  • 3 min de leitura

Assim como os filhotes, os cães senis, ou seja, idosos manifestam um comportamento próprio. É possível identifica-los porque possuem algumas particularidades, muitas vezes bem diferentes daqueles que o animal demonstrava na fase adulta. Começam a ter algumas “manias” que não tinham antes, e isso é sinal que a velhice se aproxima. Mas tudo tem tratamento, o importante é observar o seu animal para entender porque esse comportamento se desenvolveu.

Conheça agora alguns comportamentos comuns dos cães idosos:

Ansiedade de separação

Cães mais velhos podem ter uma diminuição da capacidade de lidar com mudanças na rotina. Visão ou perda da audição podem deixá-los ansiosos, mas a separação de seus donos alterar seu comportamento podendo inclusive entrar em depressão.

Alterações neurológicas também podem limitar a capacidade de um cachorro mais velho para ajustar-se a mudança. Quando o proprietário deixa o cão muitas vezes, este torna-se destrutivo, pode urinar ou defecar e podem salivar muito, e ficam muito contente quando seu proprietário retorna.

Agressividade

Agressão pode ser o resultado de um problema médico, como dor (artrite ou doença dental), perda de visão ou audição, o que resulta no cão se sentindo fragilizado e facilmente assustado.

Modificar a rotina, um novo membro da família, ou um novo animal de estimação podem fazer um cão mais velho se tornar mais irritável e mais propensos a ser agressivo. Em uma casa com mais de um cachorro, um cão mais velho que era o cão “dominante” no passado, pode sentir a sua autoridade ser desafiada por cães (ou outros animais) mais jovens da família.

Sujeira pela casa

As condições médicas que resultam em um aumento da frequência de urinar ou defecar podem ser a causa subjacente para os animais fazerem sujeita dentro de casa, tais como: colite, doença inflamatória do intestino, diabetes mellitus, cálculos na bexiga ou infecções, inflamação da próstata, doença de Cushing, e doença renal ou hepática.

Essas doenças causam dor e fica difícil para o cão a ir para fora para fazer suas necessidades, e se não conseguirem fazer xixi ou cocô o problema pode se agravar. Outras condições que podem causar desconforto são: artrite, doença do saco anal, a perda de visão, e algumas formas de colite.

Aumento da vocalização

Estresse em um cão mais velho pode traduzir-se em aumento de latidos, lamentações ou uivados. Isso pode ocorrer durante a ansiedade de separação, como um meio de ganhar a atenção (se o cão não pode vir até você por causa da diminuição da mobilidade, ele pode estar a pedir-lhe para vir a ele), ou por causa de disfunção cognitiva.

Agitação noturna

Alguns cães mais velhos podem tornar-se inquieto durante a noite, e ficar acordado, andando pela casa, ou vocalizando. A dor, a necessidade de urinar ou defecar com mais frequência, a perda de visão ou audição, alterações do apetite, e condições neurológicas podem contribuir para esse comportamento.

Adaptação a novos animais de estimação na casa

Quando você tem um cão mais velho, demonstrando sinais de senilidade, introduzir um cachorro mais jovem (filhote) pode não ser a melhor ideia. A melhor época para ter um novo filhote em casa, é quando o cão mais velho ainda tem boa mobilidade, não sente dor nenhuma, come e evacua bem e pode escolher ficar longe do novo integrante do quintal, se assim desejar. Caso contrário, você só estará aumentando os níveis de estresse para o seu velho companheiro, que pode levá-lo a mais complicações médicas e comportamentais.

A maioria das mudanças comportamentais em cães mais velhos é de causa médica. Por isso, se você perceber qualquer alteração de comportamento no seu amigo, procure um veterinário para que ele seja examinado e se obtenha um diagnóstico do que está causando essa mudança. Com tratamento certo, acompanhamento profissional, compreensão e carinho, você pode dar uma qualidade de vida melhor ao seu animal e torná-lo mais saudável e feliz para viver mais tempo ao seu lado.

 
 
 

Comments


Posts em destaque
Postagens recentes
Arquivo
Nos siga
  • Facebook Basic Square

© 2023 por Clinivet. Orgulhosamente criado por Wix.com

  • w-facebook
bottom of page