Dúvidas sobre vacinação canina
- Consultare Ijuí
- 20 de ago. de 2015
- 3 min de leitura
Quando compramos ou adotamos um novo membro para a família, surgem muitas dúvidas, principalmente em relação às vacinas. Há quem diga que não precisa, outros dizem que se não vacinar o animal pode morrer e por aí vai. Como saber quem diz a verdade?

Somente um Médico Veterinário pode te orientar nesse sentido! Por isso, separamos algumas perguntas para esclarecer um pouco mais sobre esse assunto:
Por que vacinar?
A vacinação é o cuidado mais importante para se tomar como dono de um cãozinho. Para os filhotes, é essencial que sejam imunizados antes de começarem a frequentarem as ruas, pois existem muitas doenças virais por aí que podem vir a mata-lo. Já no animal adulto, as vacinas para “relembrar” são importantes para que a imunidade dele não “esqueça” para que ele já foi vacinado. A memória do sistema imunológico dos bichinhos é bem pequena.
Quais são os pré-requisitos para a vacinação?
Para ser vacinado, o animal deve estar saudável, sem febre ou diarreia, e previamente vermifugado. Se isso não for observado, pode ocorrerfalha vacinal - quando o organismo não responde à vacinação.
Também cuide a idade do seu filhote, pois é inútil vacinar aqueles com menos de 45 dias de idade, a não ser que a cadela mãe nunca tenha sido vacinada. Pois quando a mãe já foi vacinada, as vacinas podem ser inativadas pelos anticorpos passados para a cria.
Existe vacina de boa e de baixa qualidade? Como saber escolher?
Sim! Você deve ter a preocupação de saber que tipo de vacina que está sendo aplicada em seu cãozinho. Normalmente, as vacinas que tiverem origem de laboratório conceituado são seguras. Essas são vendidas apenas para profissionais veterinários que têm o conhecimento de como armazenar o produto e em que condições aplicá-lo. Já as de baixa qualidade ou procedência incerta são aplicados por qualquer pessoa por aí.
Por isso, na hora de vacinar seu cão, não aceite qualquer vacina e exija a presença de um profissional para aplicá-la. Suspeite das vacinas muito abaixo do preço normal e aplicada por pessoas sem capacitação para isso, ou seja, que não sejam Médicos Veterinários.
E se eu não quiser vacinar?
As vacinas que geralmente são recomendadas por veterinários, previnem as doenças mais graves e fáceis de serem contraídas. Nestas, não se sabe se o animal vai reagir a medicação ou não. Por isso, não pense que as vacinas são um exagero, desnecessárias. Elas podem salvar a vida do seu amigo.
Alguns motivos para você vacinar seu cão:
· A vacina é mais barata que o preço de um tratamento – melhor prevenir do que remediar.
· Um animal saudável não é sinal que nunca vá adoecer.
· Se você pagou caro por um cão, vale a pena proteger seu investimento.
· Clínica veterinária não deve ser procurada somente para curar doenças, mas sim para cuidar bem do seu cão e aumentar o tempo de vida dele.
Se esse texto ainda não lhe convenceu da importância da vacinação, venha conversar com os profissionais da Clinivet. Desejamos tirar suas dúvidas e cuidar da melhor maneira do seu cãozinho, pois acreditamos que os animais merecem toda nossa atenção e carinho.
Semana que vem tem mais dicas e explicações sobre a vida do seu bichinho. Esperamos que o blog ajude você! Até lá!
Comments