9 sinais de que seu cão tem problemas cardíacos
- Clinivet
- 8 de set. de 2015
- 2 min de leitura
Quando falamos de doenças cardíacas em cães, o diagnóstico precoce é o fator mais importante para o tratamento. Cardiopatia valvular, microcardiopatias, cardiopatias congênitas, filaríase, são várias as doenças que podem atingir seu melhor amigo. Algumas são mais agressivas, outras mais lentas. Mas todas elas devem ser identificadas o mais cedo possível.

Pois quando o problema é no coração, o diagnóstico e tratamento precoces podem fazer diferença na saúde e qualidade de vida do seu cão. Por isso, é importante conhecer os sinais e, assim que nota-los, correr para um veterinário. Abaixo, preparamos uma lista de 9 sinais que devem te deixar em alerta: 1. Tosse: é sintoma de muitas doenças, entre elas as cardíacas.
2. Dificuldade em respirar: a falta de ar, respiração acelerada ou dificuldade para respirar são sinais perigosos de problemas no coração. Repare se seu animal está com padrões alterados.
3. Falta de ânimo: indisposto para brincar, relutância em exercício ou uma aparência deprimida podem ser sinais de um animal doente.
4. Edema: se você notar algum inchaço nos tecidos do corpo do animal, principalmente no abdômen e extremidades, fique alerta.
5. Perda ou ganho de peso anormal: a perda é um dos sintomas mais comuns em animais descompensados cardiacamente. Mas pode haver um falso ganho de peso, devido a um abdômen inchado por líquido. Este é um sinal de insuficiência cardíaca.
6. Isolamento anormal: quando um cão começa a manter distância de outros animais e de você, pode ser um sinal de que precisa de ajuda.
7. Inquietação: se o seu cão não consegue ficar parado e descansar, especialmente à noite, leve-o para uma consulta. Problemas para dormir são um mau sinal.
8. Falta de apetite: é um sintoma comum a muitas doenças. Mas se combinado outros sintomas desta lista, pode ser um indicador que o problema é no coração.
9. Desmaio: em casos de desmaio, mesmo que breve, a busca por ajuda veterinária deve ser imediata. Pode ser um sinal de muitas doenças graves diferentes. Ninguém conhece melhor um cão do que o próprio dono. Por isso, somente você poderá perceber alterações na rotina que podem salvar a vida do seu animal. Se você notar algum desses sintomas, procure nosso veterinário na Clinivet. Assim, poderemos avaliar adequadamente e realizar os exames necessários para um diagnóstico preciso. Quando mais cedo começamos o tratamento, mais são as chances de resultados positivos.
Na semana que vem, traremos mais dicas e esclarecimentos sobre o cuidado com seus animais de estimação. Queremos o melhor para você e seu amiguinho! Esperamos você!
Comments